create a web page
Mobirise
Imagem: Lucas Rafael de Souza (Haus Arquitetos)

Revitalização do Calçadão de Osasco

"O calçadão da Rua Antônio Agu é um tradicional centro de compras de importância metropolitana, com cerca de 1500 estabelecimentos comerciais e um fluxo aproximado de 350 mil pessoas por dia.  

A presença de uma estação de trem com conexão entre duas linhas da CPTM e um grande número de linhas de ônibus municipais e metropolitanas caracterizam a área como um importante pólo de mobilidade metropolitana, com impacto na organização do transporte em Osasco e região. 

A partir destas premissas, estabeleceram-se três grandes objetivos para o Calçadão de Osasco e seus arredores: Calçadão: Organizar a área diretamente relacionada ao calçadão e suas lojas; Conforto: Criar um percurso confortável para aqueles que usam o calçadão como acesso entre os pontos e terminais de ônibus e a estação de trem urbano; Identidade: Propor um elemento capaz de gerar identidade para o Calçadão de Osasco a partir de sua própria materialidade arquitetônica.  

Aa criação de um elemento arquitetônico - um pórtico executado em estrutura metálica - dá ao calçadão uma característica singular. O sistema dos pórticos suporta uma cobertura leve com dispositivos de sombreamento, destinada a dar conforto ao percurso aos usuários. As demais intervenções previstas - mobiliário, piso, novo desenho de elementos do viário, iluminação etc. - compõem uma unidade formal que parte deste elemento, que com sua força e precisão oferece concretude de significado e importância a este lugar no território metropolitano."

(adaptado do memorial de projeto)

Concurso de projetos de arquitetura (não premiado)  

Cliente: Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEAO) e Associação Comercial e Empresarial de Osasco (ACEO) 

Ano: 2019  

Autores: Alessandro Muzi, Patrícia Lameu, Carlos Vinicius Gomes e Lucas Rafael de Souza (Haus Arquitetos)   


Mobirise